.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Cuidados com a Dengue devem ser redobrados


dengue

A proximidade do verão e de temperaturas mais altas cresce os riscos de aparecimento do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. A Secretaria Municipal de Saúde informou que nunca foram registrados casos de dengue, exceto casos de pessoas que adquiriam fora de Guarapuava.
O responsável pelo departamento de Vigilância Sanitária, o médico Fernando Pedrotti falou sobre a dengue. “A fêmea bota o ovo e esse fica viável por um ano. Ou seja, se em um ano o ovo achar água limpa e parada, pode eclodir em uma larva do aedes aegypti,” informou. Pedrotti também conta que faz um ano e meio que não há registros de larvas do mosquito no município, a última encontrada em março de 2011. Mesmo diante desse quadro, os agentes endêmicos estão visitando a população e orientando sobre os perigos da doença e as medidas de prevenção.
A dengue se divide em quatro tipos, que não podem ser diferenciados pelos sintomas. A doença pode apresentar quadros mais graves se a pessoa vir a contrair a doença novamente, desde que seja outro tipo de dengue. Os sintomas são dor atrás dos olhos, dor de cabeça e no corpo, entre outros. Também é importante ressaltar que a dengue tem um período de incubação de em média 5 a 6 dias, ou seja, os sintomas não aparecem imediatamente após a infecção.
Redação      Bela  Vista  Noticias
SI

Hello there!

Lomadee

Bela

Bela