.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Encontro Permanente de Pedagogia

Encontro Permanente de Pedagogia aborda o tema Educação Especial

26/09/2012 - 20h50min                          Bela   Vista  Noticias

Encontro Permanente de Pedagogia aborda o tema Educação Especial
Na segunda e terça-feira dessa semana, 24 e 25, o Colegiado de Pedagogia da Faculdade Guairacá realizou mais uma edição do Encontro Permanente do curso, desta vez, promovendo debates a partir do tema “Educação Especial”. Durante os dois dias, acadêmicos, professores e profissionais especialistas estiveram reunidos para discutir sobre questões que permeiam a educação inclusiva no universo escolar.
Como abertura do evento, foi realizada uma mesa redonda com a equipe de Educação Especial e Inclusão do Núcleo Regional de Educação de Guarapuava (NRE). A professora Gianna Cordeiro Frutuoso, que é coordenadora da equipe no NRE, iniciou sua fala abordando o tema políticas públicas. Ela afirmou que atualmente existem muitas delas no Paraná, e que funcionam bem, o problema é que faltava definir o papel específico de cada uma, tanto que antes, todos que possuíam algum tipo de deficiência caíam para a educação especial. “Em 2008 foi definido o conceito de deficiência, e só a partir de então, passou-se a levar em consideração as particularidades de cada deficiência. Esse foi um marco para a educação especial”. Segundo esse novo conceito, consideram-se alunos com deficiência aqueles que têm impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental e intelectual ou sensorial.
Outro aspecto apontado por Gianna é a falta de preparação de alguns professores para tratar com essas questões. “Surgiu o discurso de que ‘não estou preparado para tratar com esse aluno’. A gente nunca está, mas precisamos estudar para entender as peculiaridades de cada um. É preciso compreender que, antes mesmo de ter uma deficiência, essa é uma pessoa que tem capacidade e competência para estar ali”, apontou.
Como encerramento do evento na terça-feira, 25, foram realizadas palestras sobre “Surdocegueira pré e pós linguítica” e também uma apresentação com o Grupo de Teatro Luz, da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (Apadevi).
Entre os dias 04 e 05 de outubro será realizado mais um encontro a partir do tema “Um olhar para a infância”.
Redação   Bela  Vista  Noticias 
Da  Assessoria                                                                                                  Poliana Kovalyk

Hello there!

Lomadee

Bela

Bela