.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Brasil Cultura


Pai da soul music brasileira, Tim Maia completaria 70 anos nesta sexta-feira


tim-maia

“Eu não fumo, não bebo e não cheiro. Meu único defeito é que eu minto um pouco”. A frase é daquelas que define bem o autor, que completaria 70 anos hoje: Sebastião Rodrigues Maia, aka Tim Maia, o mentiroso mais sincero da música brasileira. A memória que perdura de Tim é a do glutão problemático que faltava a shows e brigava com a plateia. Mas a verdade é que Tim Maia é muito maior do que suas polêmicas.

Nascido no Rio de Janeiro, Tim Maia teve suas primeiras inserções na música com a turminha que frequentava o bairro da Tijuca. Junto do amigo Roberto Carlos (a quem sua ginga influenciou muito), formou a banda The Sputnik. Mas foi sua temporada em Nova York, entre 1959 e 1963, que definiu seu estilo musical: os temperados suingues do soul e do funk. Seus primeiros discos exprimem a tentativa – e êxito – de misturar os ritmos tupiniquins com o balanço americano.

A fase Racional foi marcada pelo mergulho de Tim no mundo místico da seita filosófico-religiosa fundado por Manoel Jacintho Coelho. Os dois discos (Tim Maia Racional, vol. I e II) foram posteriormente recolhidos das lojas pelo próprio cantor, mas são excepcionais e considerados por muitos como os melhores da carreira de Tim.

Nos anos 1980 e 1990, Tim Maia flertou com a disco music e colecionou polêmicas e brigas nos palcos. Morreu em 1998, em decorrência de problemas cardíacos. A morte, no entanto, não conseguiu diminuir sua figura. Quase 15 anos após sua morte, continua respirando na memória e na vida noturna do mundo.

Em comemoração aos seus 70 anos, a gravadora nova-iorquina Luaka Bop – a mesma de David Byrne e responsável pelo lançamento de Caetano, Gil, Chico e Os Mutantes nos Estados Unidos – está lançando uma coletânea do pai do soul brasileiro. Além disso, uma festa coletiva internacional está marcada para o dia 28/09, em homenagem ao cantor (entre em thetimmaia.com). Lojas de discos e rádios de diversas cidades pelo mundo, como Nova York, Londres, Estocolmo, Belo Horizonte, entre outras cidades, recebem DJs que tocarão sets dedicados a celebrar a obra de Tim Maia. Merecido.
Redação    Bela  Vista  Noticias                                                                                                   SI

Hello there!

Lomadee

Bela

Bela