.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Aterro sanitário integra projetos na preservação do meio ambiente





Aterro-Sanitário-136-400x266

Guarapuava é um dos poucos Municípios do Paraná que possui um aterro sanitário adequado às normas de destinação de todo o lixo produzido pela população. Em funcionamento desde 2011, o aterro dá a destinação correta dos resíduos sólidos para mais de 100 toneladas de lixo diárias que são depositadas no local que possui 33.342m² de extensão. Juntamente com outros projetos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, o aterro auxilia na preservação da natureza.
O meio ambiente é preservado, pois o lixo deixará de ficar a céu aberto. Todo o material que vai ao aterro é compactado, depois depositado e por último coberto por uma camada de terra. O chorume (líquido preto produzido pelo lixo) é totalmente tratado nas lagoas de decantação, impedindo o escoamento para os solos e rios.

Os lixos recicláveis não devem ir para o aterro, para isso já estão sendo desenvolvidos projetos que incentivam essa separação de materiais. Se bem utilizado, o aterro sanitário pode durar mais de 10 anos.
Funcionamento do Aterro
O aterro sanitário construído em Guarapuava tem um sistema fechado, toda a contaminação existente do lixo é tratada, o que possibilita a recirculação da água após o tratamento do chorume. Uma solução precisa para o depósito de todo o lixo coletado na cidade. Todos os líquidos vindos do lixo e a água utilizada para a lavagem dos caminhões, são tratados no aterro. Depois do tratamento, o chorume se transforma novamente em água que será reutilizada para a irrigação das gramas que ficam ao redor das lagoas e do barranco, ao invés desses líquidos mesmo tratados serem encaminhados para os rios e dessa maneira não há contaminação.
Redação Bela   Vista Noticias
SI

Hello there!

Lomadee

Bela

Bela